Sale & Leaseback liquidez e rentabilidade em 5 passos
O Sale & Leaseback é uma das operações financeiras com lastro imobiliário mais conhecidas do mundo e que vem ganhando força no Brasil.
Como já destacado na publicação “Sale & leaseback – o capital mais barato para investimento” realizada pela Patrinvest, trata-se de uma operação imobiliária com objetivo de venda, a um investidor, de um imóvel corporativo cujo proprietário tem seu empreendimento instalado nele. Depois, este utilizador do imóvel, agora ex-proprietário, torna-se locatário com contrato de locação de longo prazo, permitindo que sua empresa mantenha as operações no local, mas agora com a vantagem de contar com capital de venda do imóvel para investimento. Para todos os detalhes da operação, acesse o conteúdo “Sale & Leaseback – O capital mais barato para investimento”
Hoje o objetivo da Patrinvest é destacar os 5 mais importantes passos no processo de realização do Sale & leaseback, conforme organograma abaixo:
1 – AVALIAÇÃO DA EMPRESA
O primeiro passo para a concretização da operação imobiliária S&LB consiste na avaliação da empresa operadora no imóvel. Neste momento será realizada uma auditoria em seu balanço financeiro e patrimonial. Também será feita uma avaliação de relatórios de governança corporativa e perspectiva de faturamento para os próximos 12 meses para entender como está o “fôlego” da empresa e se ela se sustentará durante a vigência do contrato de locação. Lembrando que o contrato de Sale & leaseback é atípico, podendo chegar a 30 anos o que valida a realização dessa minuciosa avaliação.
2 – ENGENHARIA DE SOLUÇÕES
Tendo finalizado a avaliação patrimonial e financeira da empresa, é momento da busca de soluções para problemas contratuais, de ordem jurídica ou mesmo estruturais do imóvel. Esta fase tem objetivo de realizar a estruturação de um ativo financeiro visando aumento na liquidez do imóvel e tornando-o atrativo aos olhos dos investidores.
3 – QUALIFICAÇÃO DE INVESTIDORES – ROADSHOW DA OPERAÇÃO
O negócio imobiliário / financeiro está formatado. É momento, então, de buscar o investidor qualificado para conectar à operação. A partir de uma rigorosa seleção, o imóvel é apresentado a investidores e fundos de investimentos que tenham sinergia com a operação realizada nele. Há também a possibilidade da formatação de um private equity imobiliário para viabilizar a aquisição.
4 – CONTRATO ATÍPICO – LOCAÇÃO DE LONGO PRAZO
Estando as partes conectadas, valores e due diligence concretizados, este importante passo determina índices de correções, cap rate e, sobretudo, o prazo de vencimento do contrato. A sessão da propriedade do imóvel ao investidor marca a concretização de um contrato atípico, ou fora dos padrões dos contratos de locações comuns, ultrapassando 10 anos. O contrato atípico tem o objetivo de garantir ao investidor uma renda determinada com antecedência e, ao locatário, a possibilidade de continuar operando no imóvel por um longo prazo.
5 – INVESTIMENTO NA OPERAÇÃO
O ex-proprietário, agora locatário capitalizado do imóvel, poderá investir na modernização de sua operação, compra de equipamentos, no saneamento de contas e processos, contratação de equipe especializada, dentre tantas coisas. Já o investidor, novo proprietário do imóvel, contará com um locatário capitalizado, um imóvel qualificado e principalmente, um cap rate elevado.
Contate a Patrinvest
A Patrinvest é uma empresa especializada na operação de Sale and Leaseback. Por isso, conta com equipe de especialistas focada exclusivamente em operações imobiliárias complexas. Entre em contato pelo telefone (11) 3101-6119 ou preencha o formulário ao lado e conheça mais detalhes da operação, vantagens para investidores ou faça uma avaliação do seu imóvel.