A principal mudança nos acordos comerciais, considerando o mesmo período de 2017, se dá na quantidade de meses dos descontos.
Levando em conta que no maior volume das negociações realizadas em 2017 se buscou uma repactuação dos valores locatícios, no primeiro quadrimestre de 2018 a estratégia para continuar buscando o equilíbrio financeiro das lojas físicas foi, além de repactuar, trabalhar com descontos temporários.
Essa estratégia se faz necessária porque o varejo ainda está em baixa, com rentabilidade muito aquém do esperado. Esse cenário se dá por conta, ainda, das incertezas políticas do país que causa desconforto aos investidores, alta taxa de desemprego e, quando há oferta de emprego, na sua maioria são com salários muito baixos que não estimulam a economia.
Opinião Patrinvest
Segundo Hélio Garcia, gerente de Gestão Imobiliária da Patrinvest, com uma leve movimentação das redes varejistas rumo à novas lojas, percebe-se que existe espaço para negociação dos alugueis das unidades com baixa performance principalmente pela ameaça de vacância que continua real no mercado.
Negociações tem indicado que os locadores, a despeito de possíveis reduções havidas nos dois últimos anos, não querem se expor ao risco de perder o locatário a medida que não há ambiente que garanta uma nova locação no curto prazo.
Desta forma nosso argumento nas negociações tem sido de um lado comercial, onde exaltamos a necessidade de um esforço conjunto em nome da parceria locador/locatário neste delicado momento e do outro, técnico, à medida que antes de iniciar as negociações, realizamos uma ampla pesquisa dos dados mercadológicos da região, concorrência, vacância, média de aluguel dos imóveis disponíveis (considerando carências e descontos de novas locações) entre outros indicadores que o motivem a manutenção da locação, mesmo com valores abaixo do esperado.
Estruturar uma narrativa consistente com aderência na instabilidade econômica tem permitido que continuemos a ter um retorno satisfatório.
Confira abaixo as últimas notícias relacionadas ao mercado de varejo