Galpões industriais: presente para o futuro de seus investimentos
O mercado de investimento imobiliário voltado a imóveis de operações logísticas e industriais é relativamente novo se comparado a outras modalidades. Ainda que a comercialização de galpões industriais exista há bastante tempo, somente recentemente que as empresas notaram que seria mais vantajoso alugar um imóvel deste porte do que construí-lo e mantê-lo com recursos próprios (que poderiam ser utilizados em sua operação). E para investidores imobiliários, ter seu imóvel locado para grande empresa é a base para o sucesso do investimento.
Segundo pesquisa realizada pela Buildings, a região das rodovias Bandeirantes/Anhanguera, no estado de São Paulo, concentra 111 condomínios de galpões industriais. Este número representa 47% do estoque total do estado. A propósito, São Paulo detém cerca de 10,5 milhões de m², o que representa 77% do estoque brasileiro.
Tal destaque é explicado pela proximidade com os maiores mercados consumidores, além das facilidades de escoamento por possuir excelentes estruturas rodoviária, ferroviária, aeroviária e portuária.
E para os próximos anos, há a previsão de construção de mais de 7.6 milhões de m², além de outros 1,2 milhão já em etapa final de construção no estado de São Paulo. E este cenário de desenvolvimento não se restringe a São Paulo. No Rio, por exemplo, há 2 milhões de m² prontos, 300 mil em construção e outros 3,5 milhões em projeto. O cenário brasileiro como um todo segue esta mesma tendência.
Mas, e a crise econômica? No último artigo publicado pela Patrinvest (veja no link), foi apresentado o cenário atual de investimento em imóveis comerciais. A aposta de grandes investidores é que o cenário é ideal para a compra, pois os próximos anos serão de crescimento e valorização dos investimentos realizados.
Conheça o portfólio de investimentos em galpões industriais disponibilizados pela Patrinvest:
Galpões industriais para investimento
Galpões industriais para locação
Patrinvest, presente para o futuro.