Dando continuidade na série de vídeos que tratou do tema “como minimizar os riscos do seu investimento imobiliário”, cujo primeiro assunto tratou das formas de se encontrar um inquilino ideal, agora será tratado sobre manter o locatário no imóvel e trazer maior rentabilidade ao seu negócio.
Confira a parte 1 clicando aqui.
Senso de parceria
Para manter o locatário no seu imóvel, em primeiro lugar, precisamos ter em mente que ele deve ser tratado como seu parceiro, afinal vocês compartilham interesses em comum.
Num país de altos e baixos na economia como o nosso, é importante ser sensível ao segmento de atividade explorada dentro do seu imóvel.
Sensibilidade no reajuste por valorização
É importante ter em mente que mesmo que o imóvel se valorize como a passagem de uma avenida ou a construção de uma estação de metro próximo ao local, não significa que ele poderá pagar um aluguel mais alto logo em seguida.
Suponhamos que você seja dono de um imóvel onde funciona uma loja de sapatos, e este imóvel se valoriza 10% em um ano. Isso não significa que a loja venderá 10% mais sapatos ou que estes custarão 10% mais caros. Em um imóvel operacional, o valor do aluguel é um múltiplo do faturamento e nós sabemos que este pode crescer ou diminuir, dependendo do momento econômico no Brasil.
Lembre-se, o locatário é seu parceiro. Converse sempre com ele, deixe claro que você esta abrindo mão de um aumento maior que a inflação pois entende as dificuldades do mercado e que quando a economia se recuperar, será a hora de ele fazer a contrapartida.
Pesquise e compare
Para saber se o aluguel do seu imóvel esta alinhado com as expectativas do mercado, sempre que possível compare o valor que você recebe com os valores praticados em imóveis semelhantes na região.